segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Meses Finais da Segunda Guerra Mundial - Professor tirando dúvidas

Partindo do norte da África, as tropas aliadas desembarcaram na ilha de Sicília, em julho de 1943, lançando-se à invasão da Itália. Logo em seguida, Mussolini foi deposto e o novo governo italiano assinou a paz com os aliados em 8 de setembro de 1943.
Mas a Itália continuou sendo palco de intensos combates, pois a maior parte de seu território permaneceu sob o controle dos nazistas.
Em abril de 1945, 25 mil combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) integraram as tropas aliadas que esmagaram a resistência nazista na Itália.
Em 6 de junho de 1944------ o Dia D----- os aliados desembarcaram na Normadia (norte da França). Em apenas 75 dias, conseguiram libertar Paris, iniciando, logo depois, a marcha sobre a Alemanha.
Na frente oriental, o exército soviético vinha avançando sem cessar desde 1943. Nessa escalada foi desalojando os nazistas na Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia e Polônia. Em fevereiro de 1945, já se encontrava a 150 km da capital alemã.
Diante da derrota iminente, Hitler tentou sua última cartada: ordenou então a SS que distribuísse armas aos civis ( crianças, mulheres e idosos) para que lutassem até morrer para defendê-lo.
Em abril de 1945, porém, ao ser informado de que Berlim estava totalmente cercada por soviéticos e anglo-americanos, Hitler e sua mulher, Eva Braun, cometeram suicídio. Dias depois, a 8 de maio de 1945, em Berlim, a Alemanha nazista rendeu-se incondicionalmente.
No Pacífico, o Japão continuou resistindo de várias formas ao avanço norte-americano. Seus pilotos suicidas --- os kamikases--- atiravam-se juntamente com os aviões sobre os navios americanos.
Visando aniquilar a resistência japonesa e dar demonstrações de seu poderio bélico (principalmente a URSS) , os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão. Uma teve como alvo a cidade de Hiroshima ( 6 de agosto) e a outra, a cidade de Nagasaki (9 de agosto). As bombas causaram a morte instantânea de 350 mil pessoas, mutilando e ferindo milhares de outras.
Intimidado, o Japão também se rendeu incondicionalmente em 2 de setembro de 1945. Era o fim da guerra. Nela morreram cerca de 50 milhões de pessoas. Perto de 6 milhões eram judeus que foram exterminados cruelmente nos campos de concentração nazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário