terça-feira, 6 de outubro de 2009

Primeira Guerra. Pesquisa dos alunos

1º Guerra Mundial
No início do século XX, havia um clima de enorme tensão e rivalidade entre as grandes potências européias, como, por exemplo, Alemanha e França, muitos fatores contribuíram para essa situação destacando-se a busca de novos mercados para a venda de seus produtos. Os países industrializados entravam em choque na disputa por colônias na África e na Ásia, cada um dos grandes países industrializados dificultava a expansão econômica do país concorrente, em diversas regiões da Europa surgiram movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar sob um mesmo Estado os povos de raízes culturais semelhantes.
O nacionalismo exaltado provocava um desejo de expansão territorial. Durante a paz armada, o clima de tensão levou as grandes potências a firmarem tratados de aliança, cujo objetivo era somar forças para enfrentar a potência rival. A Alemanha foi o primeiro país a construir uma política de alianças. O país a ser procurado por eles foi a Áustria, e assim unem-se. Logo após a Alemanha vai em busca de mais outro país, que será a Itália pela questão das colônias, pois ambas não havia colônias, assim as três formam a Tríplice Aliança. Inglaterra e França esquecem as inimizades e se juntam com a Rússia, sendo que esta irá apoiá-las por questões geográficas, daí se forma a Tríplice Entente.
Nesse momento de grandes disputas entre potências européias, é importante ressaltar crises que agravaram esta guerra, como:
· Crise do Marrocos que entre 1905 e 1911, quase leva a França e Alemanha à guerra, devido à disputa da região do Marrocos, localizado no norte da África. Em 1906, foi convocada uma conferência internacional, na cidade espanhola de Algeciras, com o intuito de resolver as disputas de franceses e alemães. Esta Conferência então decidi que a França teria supremacia sobre o Marrocos, já a Alemanha caberia uma pequena faixa de terras no sudoeste africano. E assim a Alemanha ñ se conforma com a decisão e, em 1911, surgem novos conflitos com a França pela disputa da África. Para evitar a guerra, a França concedeu uma considerável parte do Congo Francês à Alemanha.
· Crise balcânica teve como um dos principais focos de atrito entre as potências européias a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha). Em 1908 a Áustria anexou a região da Bósnia-Herzegovina, ferindo os interesses da Sérvia, que pretendia criar a Grande Sérvia, incorporando aquelas regiões habitadas por eslavos. Os movimentos nacionalistas da Sérvia passaram a reagir violentamente contra a anexação austríaca da Bósnia-Herzegovina.
A guerra então começa quando se dá o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe da Áustria, o responsável pela sua morte foi Gravilo Princip, que pertencia a uma organização secreta nacionalista que era apoiada pelo governo sérvio, havendo uma ligação com a Rússia. Diante disso provocou uma reação militar da Áustria contra a Sérvia, que daí a Áustria declara guerra a sua oponente.
Na 1ª fase da guerra entre 1914-1915 os exércitos se movimentam com a Áustria atacando a Sérvia e a Alemanha invadindo a França. Rússia e Inglaterra apóiam seus aliados.
Na 2ª fase entre 1915-1917 houve a guerra de trincheiras devido à paridade das forças, os exércitos se movimentam com grande dificuldade, evitando a penetração de inimigos. Os Estados Unidos são a unia grande potência industrial a estar fora do conflito e, por isso, tornam-se os únicos grandes fornecedores de produtos industrializados, O grande despreparo tecnológico da Rússia termina tornando-o a grande vítima da guerra. Mais de 3.300.000 russos morreram no conflito. A recusa do tzar Nicolau II em abandonar o conflito e a inação da burguesia russa terminam promovendo a Revolução Comunista em outubro de 1917. A Rússia sai da guerra.
Na 3ª fase entre outubro de 1917 e março de 1918 com a saída da Rússia, os EUA percebem que, uma guerra muito prolongada poderia vir a destruir os mercados europeus. Os EUA não respeitam o bloqueio naval que a Alemanha impôs contra a Inglaterra, e assim entram na Guerra.
O final da guerra é decidido com o apoio financeiro e material pelos Estado Unidos ao entrarem na guerra, pois se torna decisivo a vitória da Entente e de seus aliados forçando os países da Aliança assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o
Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido a uma milícia, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores, perdia sua colônia e toda a marinha de guerra e aeronáutica, teria que dar carvão à França durante dez anos, venderia a preço de custo mercadorias industrializadas para a Inglaterra e França também por dez anos. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.

Escrito por:
Lorena
Rafael
Amanda
Joemiller

Nenhum comentário:

Postar um comentário